Photo by Joshua Reddekopp on Unsplash

As melhores maneiras de aprenderes a programar 📖

Olá mundo, como estão? Desde já obrigado pelo vosso apoio, críticas e sugestões que têm vindo a partilhar comigo! E se continuarem a ver algo de errado, continuem me a chatear a cabeça, irei fazer o meu melhor para que este meu "cantinho" vos faça refletir, e até possam aprender algo sobre este mundo tão fixe que ele é! 😁

Mas avançando, e começando por um tópico que muita malta já me perguntou, uns bons e quantos eventos (se não sabes ao que me refiro, por favor lê este post primeiro) e honestamente, com uma pesquisa google, conseguimos perceber onde e como começamos a programar. Mas não existe muito conteúdo português sobre o assunto (Português de Portugal evidente e claro, do que eu conheço), portanto decidi criar um post sobre isto mesmo 😀

Primeiramente, aprender a programar tem sido cada vez mais popular nos dias que correm. Para além de haver uma procura imensa por parte das empresas, muitas pessoas vêm como "escape" a uma situação de desemprego em que se encontram por exemplo. Mas acredita, tens de o fazer com gosto, tens que realmente gostar daquilo que fazes para conseguires dar o teu melhor, e seres melhor todos os dias! Porque se não gostares, não vais desempenhar um bom trabalho, e tu mentalmente vais-te sentir bastante infeliz. Mas este conselho é para tudo, e tantas outras áreas nas nossas vidas.

Pensa que tudo, que possas vir a pensar, provavelmente já existe uma app ou um site que já o faça. Não vais reinventar a roda. Desde fazer uma loja online de artigos para animais (um e-commerce), um jogo de PC específico, ou até um site take away de comida. E por isto, é que existem também muitas pessoas a mudarem para a área da programação, porque o facto de criar, desenvolver e manter um produto que tem a sua complexidade (e quando resolvemos problemas/ criamos features nessas mesmas apps), é algo que nos enche de orgulho! E é nisso que me vou focar agora.

Como aprender a programar?

Existem várias maneiras, mas antes de realmente explicar todas essas maneiras, eu aprendi com um curso específico, o CS50 de Harvard. Foi o curso que fiz durante o bootcamp (tínhamos uma pessoa que nos ajudava numa possível solução ou algum problema que tivessemos, mas as aulas no fundo eram dadas através de cursos online) até um certo exercício, no entanto uns bons anos mais tarde, voltei, estou mais avançado e quase quase no fim, prometo 😛.
Mas sem dúvida que este curso te dá umas grandes bases, é tramado, puxa muito pela cabeça, mas o espírito que existe ao longo dos vídeos, e como o David Malan explica é algo espetacular. Portanto recomendo bastante! Se começares diz-me alguma coisa e don't give up!

David Malan

O Formador deste curso! Bastante inspirador! David Malan

Neste curso do CS50, aprendes as bases com C, depois existem módulos de Python, HTML, CSS, Javascript, SQL. O curso dá um certificado grátis através da plataform do edx, e se quiseres um diploma real, tem um custo.

Após este, podemos falar de quantas maneiras diferentes podes programar. E são:

1. Através de sites interativos

Sites interativos, como o freecodecamp ou o codecademy são sites mais que recomendados. Estes sites normalmente oferecem-te um editor online, onde podes submeter os exercícios, e ensinam-te como fazer código numa linguagem específica step by step, é impressionante!

freecodecamp example

Aqui está um exemplo de como funciona o sistema do freecodecamp

2. Através de tutoriais em vídeo

Quando não consigo entender uma parte da linguagem/framework que estou a usar num projeto específico (e claro após ler a documentação do mesmo), recorro a plataformas e-learning como o Udemy, já tive acesso a alguns cursos do pluralsight e até mesmo do frontend masters. O que me ensinou mais destes todos foi o Udemy, que oferece mais diversidade em termos técnicos.
O Youtube também é bom. Existem muitos canais que fazem livecoding e vão explicando step by step o que estão a fazer. Mas cuidado com a aprendizagem através de vídeos, existe muita malta que faz demasiados tutoriais, e não pratica. É mesmo importante praticar o que aprendeste!

Projectos esses que existem em cada módulo no freecodecamp por exemplo, e ao mesmo tempo crias portfólio! Mesmo que não seja perfeito, aprendes ao praticar bastante! Por exemplo, fazer um site de um tópico que gostas. Algo fácil, para não te desmotivares depois de algum tempo, e que seja útil para ti e para a comunidade.

"Pedro, sinto-me bloqueado e com muitas dúvidas!"

Bom primeiro tenta sempre a famosa frase:

"Google first, ma friend!"

by: People?

Para quem é programador, já sabe que normalmente encontramos respostas no stackoverflow. Mas por isto também é importante conheceres/ires a eventos de comunidades, de modo a conheceres malta que saiba uma tech em específico, e podes falar sobre o assunto e tirar dúvidas. Se não sabes onde podes pesquisar por eventos portugueses espalhados pelo país, podes recorrer á plataforma do meetups.

Se te sentes com dificuldades em aprender a programar, e é uma solução mais cara, mas pode ser um bom boost para ti, é frequentares bootcamps, como já mencionei aqui algures no meu blog. Existem vários bootcamps, como a Academia de código , a Iron hack, ou até mesmo a 42 Lisboa, que eu não tenho uma opinião firme de cada um (porque eu não os frequentei) mas existe alguma malta com os seus certificados e a conseguirem o seu emprego.
Para mim, cada caso é um caso, e depende muita da tua situação, de perceberes se realmente é mais fiável ou não recorreres a um bootcamp.

Outra maneira, será através de estágios. Existem algumas pessoas em estágios, que em Portugal não é muito bem pago, mas como estás a aprender, e presumo que queres dar mais valor a isso, podes sempre procurar pelo linkedin, feiras de empregos (como Landing.jobs) e claro pelo networking (mais uma vez, por eventos)!

E pronto acho que aqui já dei algumas boas maneiras de começares a aprender a programar.